Canície: saiba como surgem os fios de cabelo branco

shutterstock_63503197O embranquecimento dos cabelos, conhecido como canície pelos dermatologistas, é um processo natural e geneticamente determinado. Ocorre devido a falta de formação da melanina, pigmento responsável pela coloração, decorrente do estresse oxidativo durante o processo natural de envelhecimento. A época de aparecimento dos cabelos brancos varia individualmente, pois é geneticamente determinada. Costuma ocorrer a partir dos 30-40 anos, mas existem casos familiares de aparecimento mais cedo, chamado de canície precoce.
Sabe-se que o embranquecimento dos cabelos tem ampla relação com o estresse oxidativo do nosso organismo, que é um processo natural do envelhecimento. Medicações e alimentos com propriedades antioxidantes podem diminuir a rapidez do aparecimento dos cabelos brancos.
Ainda não dispõe-se de tratamento para impedir totalmente o aparecimento dos fios brancos ou retornar a cor natural dos que já a perderam. Acredita-se que com o avanço das pesquisas no tratamento com células tronco, isso será possível. Em proporções equivalentes, o aparecimentos dos fios brancos ocorre tanto em homens quanto mulheres.

Os fios brancos são mais ressecados, com menor elasticidade e sem brilho, pois a perda da coloração leva a um aumento de uma proteína específica nos fios. Necessitam de cuidados específicos e deverão frequentemente ser submetidos a hidratação e máscaras nutritivas, além do uso de produtos com protetor solar e cuidados para não amarelarem.

Fonte: Dr. Erick Omar, dermatologista especializado em Tricologia (o estudo das doenças do couro cabeludo), participa do grupo de pesquisas para o tratamento da calvície com células-tronco.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336