Blefaroplastia não invasiva e lifting facial: tecnologia de plasma

No nosso dia a dia é comum vermos as substâncias nos chamados três estados de agregação da matéria, que são sólido, líquido e gasoso. Porém, existe uma quarta condição física, que não é tão comum aqui na Terra, mas acredita-se que 99% de tudo que existe no universo esteja neste quarto estado chamado PLASMA.

Para se formar o plasma é necessário que a matéria no estado gasoso seja aquecida a temperaturas elevadíssimas. Essa alta temperatura faz com que as moléculas do gás se rompam formando átomos livres que, por sua vez, perdem e ganham elétrons gerando íons. Assim, podemos dizer que o plasma é formado por um conjunto quente e denso de átomos livres, elétrons e íons, em uma distribuição quase neutra (o número de partículas positivas e negativas é praticamente igual).

O plasma, como gás ionizado, não tem forma nem volume definidos, assumindo a as características do recipiente que o contém. O plasma possui propriedades que o diferem dos outros estados de agregação: é condutor elétrico, gera campos magnéticos etc.

No cotidiano, vemos um exemplo de plasma nas lâmpadas fluorescentes, em processos de esterilização, em aparelhos de TV e, como exemplo de plasma natural, temos a Aurora Boreal.

Atualmente, já existem no mercado equipamentos que se utilizam da tecnologia de PLASMA.
O fluxo de plasma gerado pela descarga elétrica nesses aparelhos afeta os tecidos tratados, acionando mecanismos de reação específicos. O efeito do plasma melhora a qualidade da pele, flacidez, regeneração, resistência e imunidade dos tecidos.

 

Geração de plasma

Deve haver fornecimento de energia para produzir o plasma; ele é gerado quando uma corrente elétrica é aplicada. Essa corrente elétrica criada nos dispositivos pode ser alternada ou contínua, sendo que nos aparelhos de corrente contínua ocorre maior segurança na aplicação e direcionamento do jato de plasma nos tecidos a serem tratados.

Este jato pode ser entregue diretamente no tecido, com ou sem geração de faísca; o que vai definir o modo de aplicação é a finalidade do tratamento.

 

Efeito nas células

Cada célula tem um potencial em sua membrana (a diferença de potencial elétrico entre os dois lados da membrana). O lado interior tem uma carga negativa e o exterior tem carga positiva. Como a pele está envelhecendo, a carga elétrica é distribuída de modo desigual ao longo da membrana e a tensão eléctrica da mesma é alterada. O potencial de membrana é criado e influenciado por cátions de potássio e de sódio. É difícil para os cátions de sódio passar através da membrana celular, enquanto cátions de potássio podem passar por ela facilmente. Quando a corrente eléctrica flui continuamente pelas células, o potencial de membrana é alterado, ela é despolarizada e isto significa que vários íons (Na +, K +) mudam de posição, passando facilmente para o interior da membrana. A distribuição correta de cátions no lado interior e exterior faz com que o potencial de membrana se normalize. A tensão elétrica da membrana da pele é aumentada e ela se aperta. Se este processo acontece na maioria das células em uma área, o endurecimento da pele é observável a olho nu.

INDICAÇÕES DE  USO DO JATO DE PLASMA

MÉDICAS: Necessitam de anestesia apropriada

– rugas superficiais e profundas;

– Acne após a fase aguda para melhor cicatrização e prevenção de cicatrizes;

– Couperosis (vasos dilatados);

–  Manchas de pigmentação;

–  Cicatrizes e estrias;

–  Pequenas lesões de pele (nevos , verrugas, queratoses, fibroma)

BLEFAROPLASTIA NÃO INVASIVA

 

ESTÉTICAS              

  • Rugas superficiais e profundas
  • Marcas na pele
  • vasinhos
  • Estrias
  • LIFTING FACIAL

O fluxo de plasma gerado nesses aparelhos específicos são usados para tratamentos estéticos complementares a um tratamento médico ou isoladamente para oferecer um tratamento cosmético diferenciado e de ultima geração.

 

O resultado do tratamento é imediatamente visível. O efeito máximo pode ser observado na manhã após o procedimento.

No caso de tratamentos cosméticos, quando o paciente deseja um efeito de longa duração, seis a oito sessões são necessárias.

 

CONCLUSÃO

A tecnologia do uso de jato de plasma no combate aos processos de envelhecimento e em diversas áreas da medicina vem sendo desenvolvida e utilizada em todo o mundo.

Os resultados na área de lifting facial com melhora da textura e firmeza da pele são visíveis na primeira sessão.

O uso nas diversas especialidades médicas é uma realidade.

Um aparelho confiável de geração de jato de plasma agrega um mundo de possibilidades na prática diária do profissional atuante no mercado de Cosmiatria.

 

 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

  • MUDr. Jan Polák , Medical Centre Lékarsky dum Mezibranské  s.r.o.
  • Prague , Czech Republic  Clinical Study 1 of effects of JETT PLASMA LIFT on facial skin
  • MUDr. Milos Kravciv , Medical Centre Praha 7
  • Prague, Czech Republic   Clinical Study 2 of effects of JETT PLASMA LIFT on the skin, different areas
  • Veronica Flasarová, MD DERMI, s.r.o Brno JETT PLASMA:the use of high voltage induced plasma for the tightening of upper and lower eye lid
  • Jennifer Fogaça, PLASMA – Outro estado da matéria
  • uol.com.br : Plasma

 

Fonte: Dra. Isabel C. Teizen, Cirurgiã Plástica, Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, Médica credenciada no Hospital Santa Catarina e Hospital IGESP (SP)

Publicado no livro do 12. Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia da Beauty Fair

 



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336