As 4 tendências para o mercado da beleza até 2025

mintelEmpresas de vanguarda oferecem ao mercado uma gama de produtos, serviços e possibilidades pioneiras que, em breve, serão tendências. É assim com a Buona Vita Cosméticos, precursora do uso da nanotecnologia e dos produtos multifuncionais na indústria cosmética — para citar dois exemplos. A marca já está preparada para o que a Mintel, referência mundial em Inteligência de Mercado, apontou como as quatro principais tendências de beleza que impactarão o mercado global até 2025. “A Buona Vita já está no topo destas tendências que virão na próxima década, pois sempre trabalhamos na vanguarda, oferecendo a possibilidade de personalização do tratamento com amplos recursos tecnológicos, investindo em produtos com concentração alta de ativos cosméticos e, em alguns casos, sem adição de água, além de disponibilizar nutricosméticos para a tendência em tratamento por dentro e por fora, in e out”, analisa Luiz Carlos Caramori, diretor executivo da Buona Vita.

Segundo a Mintel, no futuro, quando a linha entre os dispositivos humanos e tecnológicos se fundirem, a água vai se tornar um recurso protegido, preocupações com energia vital aumentarão e ingredientes naturais virarão o centro da atenção, fazendo com que as marcas de beleza tenham que inovar para permanecer relevantes. As quatro tendências são:

O humano aumentado — Segundo a Mintel, à medida que os consumidores se tornam cada vez mais familiarizados com o uso de tecnologia para monitorar a sua saúde e bem-estar, eles procuram marcas de beleza que ofereçam produtos e dispositivos que tenham funcionalidades semelhantes. Nesse sentido, há uma expectativa de que a tecnologia ajude a indicar os caminhos para o tratamento, além de verificar como está o andamento e os resultados, tudo isso com análises da pele, de acordo com a empresa. “A Buona Vita tem na linha Alchemy Genetic um trunfo muito importante, que é oferecer a personalização do tratamento (facial e corporal) juntamente com o acompanhamento dos resultados. Isso é possível graças ao uso da tecnologia: na linha Alchemy Face o Software que direciona o tratamento e, na linha Alchemy Body, um aplicativo. Após análise e entrevista, a tecnologia fornece a personalização necessária de acordo com o que a pele do paciente precisa, levando em conta a genética e epigenética desse cliente”, explica o diretor. “É importante salientar que a Buona Vita implantou essa tendência no mercado de estética profissional em um universo em que tudo é passo a passo, num segmento em que tudo é igual para todos; a marca enxergou além e ofereceu a personalização, com um único kit de produtos que, aliado à tecnologia, possibilita entregar benefícios — antiaging e contra as desarmonias corporais — de acordo com o que o cliente necessita”, completa.

Água: o novo luxo — Atualmente, o consumo maior que a oferta já coloca a água como um item de luxo. E como os consumidores, preocupados com a escassez, diminuem a dependência da água, as marcas de beleza também terão de mudar a forma como fabricam e formulam produtos, com a diminuição e até a eliminação do uso da água em cosméticos, aponta a Mintel. “A água era parte essencial de algumas rotinas de beleza, e novas formulações de produtos exigem pouca ou nenhuma água para a sua utilização, como a linha Alchemy Genetic, cujos produtos em séruns não contêm adição de água em sua composição. A formulação dos produtos tem mais de 95% de composição de ativos atuando em sinergia para conquistar os benefícios estéticos pretendidos pelo cliente, de forma muito mais eficiente”, explica Luiz.

Poder de jogo — A Mintel analisa que, como os consumidores enfrentam problemas com vigor físico e com o ritmo da vida moderna, sabendo da necessidade de mudar seus estilos de vida a longo prazo, as marcas de beleza vão precisar fazer parcerias com empresas de alimento, bebida e lazer para criar variantes de produtos que promovam um estilo de vida saudável com ingredientes e reivindicações que se complementem. “Nesse sentido, nossa linha de nutricosméticos tem a finalidade de proporcionar reposição de vitaminas e minerais com o intuito de possibilitar ao corpo normalizar várias funções, assim aumentando a resistência e disposição deste organismo, criando um novo estilo de vida no cliente, com a preocupação de viver bem e, por via oral, potencializar os resultados nos tratamentos de alterações estéticas, como a acne, a flacidez de pele e desidratação, além de oferecer resistência à pele contra os efeitos do sol, suplementação energética e de modulação de metabolismo para homens e mulheres. Vale lembrar que os produtos são formulados com consultoria de uma nutricionista especializada e tem parceria com a indústria da suplementação”, explica. “Dessa forma, aliado ao tratamento estético e aos cuidados home care, o cliente passa a ingerir substâncias para atuar a favor de sua beleza de dentro para fora”, completa.

A Mintel ainda coloca a Gastronomia como outro ponto de destaque para a próxima década. “Não há melhor maneira de conhecer os ingredientes de um produto do que prepará-lo você mesmo”, aponta o documento. A aposta da empresa de inteligência de mercado é a de que as marcas terão que mudar o foco para realçar processos artesanais, ao mesmo tempo que tornam mais fácil para os consumidores fazerem produtos em casa e com ingredientes naturais. “Essa é a única tendência da qual não fazemos parte, mas é justificável, já que ela não se encaixa em nosso foco de atuação”, conclui o diretor da Buona Vita.

Buona Vita: A Buona Vita oferece, desde 1988, tecnologia de ponta e princípios ativos seguros, que garantem resultados rápidos e eficazes. Precursora do uso da nanotecnologia na indústria cosmética, hoje está entre as líderes do segmento de cosméticos profissionais, e possui uma linha Home Care; a sustentabilidade é um dos diferenciais da Buona Vita com a formulação de produtos com bases biocompatíveis. Tecnologia, pesquisa e responsabilidade para enaltecer a beleza e cuidar do planeta. www.buonavita.com.br | SAC 41 3023-1855



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