Acne e alimentação: uma relação delicada

alimentaçãoExistem diversos fatores que podem ocasionar a acne, uma delas é a dieta rica em gorduras e açúcares. A nutricionista e diretora da Sabor Integral Consultoria em Nutrição, Paula Castilho, dá dicas de alimentos que precisam ser evitados para o combate à acne.

“A dieta ocidental está intimamente relacionada com a presença ou aumento da acne. Uma dieta rica em frutas, legumes, alimentos integrais e de baixo índice glicêmico está associado a um menor índice de doenças, entre elas a acne. Alimentos ricos em vitamina A e C são essenciais para constituição e manutenção de uma pele saudável. Vitaminas do complexo B, controlam a produção de sebo”, explica Paula.

O consumo inadequado de vitaminas e minerais podem causar diversas manifestações dermatológicas evidentes. Ácidos graxos essenciais podem auxiliar nos desequilíbrios hormonais que levam a acne. Ou seja, pessoas que possuem acne e tem distúrbios hormonais, tem deficiência em ácidos graxos.

Para repor esses ácidos, a dieta precisa ser rica em óleo de girassol, soja e milho, semente de girassol e linhaça. A vitamina A é necessária para a manutenção de uma pele saudável e de um equilíbrio hormonal adequado. “Estudos comprovam quem pacientes com acne severa tem baixos níveis de vitamina A. A suplementação de vitamina A por algumas semanas podem até mesmo curar a acne de algumas mulheres, em alguns casos as cicatrizes desaparecem” salienta Paula.

Com duas semanas de tratamento, não aparecem mais erupções novas. Após um mês com suplementação de vitamina A, vitamina E e levedo de cerveja, pode ocasionar o desaparecimento da acne. A Vitamina B6 ajuda a melhorar a acne em mulheres com distúrbios menstruais e hormonais.

O selênio associado com a vitamina E e A, podem em 12 semanas, reduzir a gravidade da acne resistente e aliviar as cicatrizes. A quantidade de cafeína existentes nos cafés, chás, refrigerantes, estão associados ao aumento da acne também. “O aumento de cafeína esta relacionado ao aumento de hormônios do estresse que podem levar ao aumento da acne ou a piora de um quadro pré existente. Carne vermelha, leite e derivados também estão associados ao aumento da acne, pois altos teores de proteína aumentam o IGF1, o hormônio de crescimento tipo insulina, que faz com que as glândulas sebáceas congestionem, piorando os quadros da acne” alerta Paula.

Fonte:
Sabor Integral Consultoria em Nutrição
Paula Castilho- Nutricionista
Tel: (11) 41132806 / (11) 41132809



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336