Sol do outono também pode provocar envelhecimento da pele

outonoQue o sol é um dos principais responsáveis pelo envelhecimento da pele, todos já sabem. O outono, estação de temperaturas mais amenas, não é motivo para deixar o protetor solar de lado, mesmo quando o dia estiver nublado. O motivo é que a radiação solar continua forte  em áreas tropicais, como é o caso do Brasil. Mesmo com o sol encoberto, 80% da radiação pode atravessar as nuvens e provocar danos à derme.
Com o passar dos anos, a pele se torna mais fina, seca e a gordura, que dá o ar da juventude, começa a desaparecer. Além disso, a produção de acetilcolina, neurotransmissor responsável pela contração muscular, vai sendo reduzida gradativamente no organismo. Com isso, os anos passados sob  a ação do sol podem acelerar esse processo, deixando marcas na pele precocemente.
A boa notícia é que é possível se prevenir dos efeitos do sol.:

  • Mantenha-se hidratado. Ingira muita água, mesmo quando não estiver sentindo sede;
  • Proteja-se do sol, utilizando bloqueadores solares com, no mínimo, fator de proteção número 30. Aplique generosamente o filtro meia hora antes de se expor à radiação solar;
  • Quando estiver na praia ou na piscina, utilize sempre barracas, bonés, viseiras ou chapéus, para se proteger dos raios solares;
  • Comece a usar hidratante no rosto e no corpo a partir dos 20 anos. Ele vai ajudar a diminuir os efeitos causados diariamente pela exposição ao sol;
  • A partir dos 25 anos, use cremes ao redor dos olhos, de preferência os que contêm dimetilaminoetanol, mais conhecido como DMAE. A substância tem efeitos tensores que melhoram a flacidez, linhas de expressão e rugas.

Caso a pele já tenha sofrido as consequências da exposição inadequada ao sol, não se preocupe. Segundo o Dr. Rodrigo Cruvinel, membro especialista da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP), existe hoje uma série de procedimentos estéticos que visam diminuir os efeitos do envelhecimento precoce na pele. “Os tratamentos vão desde a aplicação da famosa toxina botulínica, mais conhecida como botox, até as cirurgias reparadoras, como o lifting facial, que remove o excesso de pele do rosto para levantar bochechas caídas, dar definição na linha do maxilar e até corrigir a chamada papada”, explica.
Apesar da gama de procedimentos disponíveis para amenizar as marcas na pele, o Dr. Rodrigo alerta que eles não são milagrosos. “É impossível fazer com que uma pessoa, na faixa dos 50 anos, que teve envelhecimento precoce, volte a ter uma pele de 20 anos. As intervenções vão melhorar muito a aparência do paciente, mas não vão fazer milagres, por isso, a melhor maneira para postergar os procedimentos cirúrgicos é se prevenindo”, alerta o especialista.



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!

    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336