5 estratégias para retardar o aparecimento de rugas e manchas

Quando se trata de pele, prevenção é o melhor remédio. É claro e cada vez mais divulgado, em estudos e dentro dos consultórios médicos, que quem começa o tratamento da pele por volta dos 25 e 30 anos, ou até antes, está plantando uma boa semente. “É como se ele estivesse fazendo a poupança em saúde para a sua pele. Evitar que os sinais apareçam ou retardar ao máximo o aparecimento desses sinais é uma forma de manter a saúde e beleza da pele. Esse paciente mais jovem precisa criar uma rotina de cuidados, sob orientações do dermatologista, para que ele não tenha os primeiros danos estruturais ocorrendo precocemente em sua pele”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, professora-fundadora do Dermacademy MB e membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Por isso, se você tem menos de 40 anos, a sua rotina skincare deve ser privilegiada com bons produtos e indicações dermatológicas eficientes para sua pele.

Beautiful young woman applying cosmetic cream treatment on her face isolated on white background

            É claro que você deve seguir um passo a passo de cuidado que se inicia com a higienização e tonificação até chegar na hidratação e fotoproteção. Mas a aplicação do sérum ou creme anti-idade pode ir além de ativos básicos de hidratação. Consultamos dermatologistas, farmacêuticos e cosmetólogos para saber quais são as cinco principais estratégias para enriquecer o skincare com os ingredientes ideais e evitar o aparecimento de rugas e manchas:

Invista na Vitamina C: Dentre os principais ingredientes nesse processo de prevenção do envelhecimento, a dermatologista Dra. Kédima Nassif, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, destaca a vitamina C. “Ela despontou como um dos mais potentes antioxidantes usados na Dermatologia e não é para menos: a substância promove a renovação celular, inibe uma enzima envolvida no escurecimento do melasma (tirosinase), tem efeito antirradical livre e antipoluição (previne o envelhecimento da pele) e, de quebra, participa da estabilização do colágeno do organismo”, afirma a médica. Mas, fique atento: prefira as fórmulas estabilizadas. “A Vitamina C estabilizada é capaz de inibir a ação da tirosinase, enzima envolvida no processo de formação de manchas, além de estimular a produção de colágeno, reduzindo rugas”, explica o farmacêutico Maurizio Pupo, diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Ada Tina Italy. A marca conta com o C 20 Serum, um sérum de Vitamina C estabilizada, desenvolvido e testado na Università di Pisa, na Itália, com uma versão melhorada do ingrediente que possui toque seco, textura fluida e rápida absorção que não arde ou torna a pele oleosa, podendo assim ser usada até mesmo em peles sensíveis, com rosácea e na área dos olhos para clarear manchas e reduzir rugas e linhas de expressão. O produto também não tem odor desagradável.

Cuide do seu Microbioma: Segundo a dermatologista Dra. Paola Pomerantzeff, membro da SBD, a nossa pele é habitada por milhares de bactérias, fungos e vírus. Eles formam o microbioma, cuja função é proteger o nosso corpo de doenças e outros problemas, como o ressecamento e a sensibilidade da pele. “Esses microrganismos ‘bonzinhos’ são os chamados comensais. A presença deles na pele previne o surgimento de germes causadores de doenças e mantém o pH da pele em equilíbrio”, explica a médica. Dentre os fatores que afetam o microbioma, estão: má alimentação, hábitos de higiene, uso de cosméticos, sabonetes e produtos que removem essas bactérias ou causam algum tipo de reação à pele, além do estresse emocional. “Quando a população do microbioma se reduz, as bactérias, vírus e fungos podem se instalar, causando infecções e doenças. Uma vez que ocorrem alterações, a pele tende a ficar desprotegida, ficando suscetível a doenças como psoríase, dermatite atópica e acne”, afirma. Para cuidar do microbioma da pele, a Dra. Paola sugere algumas dicas, como tomar banho morno, rápido e com sabonetes que consigam manter o pH da pele. Outra dica, segundo ela, é manter a pele sempre hidratada, pois, dessa forma, mantemos um ambiente favorável para os microrganismos bons. “Aposte em hidratantes probióticos que favorecem as bactérias boas do microbioma, protegendo a região das doenças de pele. Conter o estresse é muito importante também; procure incluir atividades físicas na programação, além de procurar profissionais que auxiliem no controle da ansiedade”, completa. 

Use um sérum antes do seu hidratante: O sérum é uma forma de apresentação, com a aparência, textura e penetrância semelhante a um soro, como o próprio nome o designa. “É um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz”, afirma a Dra. Claudia Marçal. “Este composto foi elaborado inicialmente para ser uma forma curta, concentrada e importante para trazer revitalização em pequenas gotas, como um verdadeiro elixir. Uma verdadeira arma de ação antiaging, clareadora, de efeito lifting, antioxidante e repositora de vitaminas, oligoelementos, extratos vegetais naturais com ação calmante e muitos, ainda, ricos em água termal”, diz a médica. Segundo a Dra. Claudia Marçal, o produto pode ser formulado com ativos de clareamento, reposição hormonal natural, vitaminas ou miorelaxantes como os hexapeptídeos ou ainda alfa-hidroxiácidos, ácido lactobiônico, vitaminas como a C, E, A, B5 e substâncias como o ácido ferúlico, a floretina, licopene, camélia sinensis, hidroxietilureia, ácido hialurônico de baixo peso molecular, progenitrix, alistin, glicosaminoglicanas, oligoelementos como o zinco, cobre, magnésio, silício, carnosina e fatores de crescimento epidermal, transformador, entre outros.

Tenha cremes de alta penetração: Você tem ideia de quantas barreiras um cosmético enfrenta ao passar pela sua pele? É uma série de obstáculos que incluem impurezas, a própria camada mais superficial da pele que funciona como uma barreira, além das bactérias que fazem parte da nossa microbiota. “No geral, ao aplicar um creme, seu ativo vai perdendo sua eficácia até chegar na célula em que deve agir, principalmente se ele tiver que estimular uma célula que fica em uma camada mais profunda”, afirma Mika Yamaguchi, farmacêutica e diretora científica da Biotec Dermocosméticos. Para garantir a efetividade total de um tratamento, surgiu o sistema drone de entrega Pro Lipo Neo. “Garantido por lipossomas, a solução aumenta a penetração de ativos anti-idade e a biodisponibilidade desses ingredientes, garantindo a entrega do ativo diretamente no alvo, como um “drone delivery”. Pro-Lipo Neo é uma tecnologia em lipossomas baseadas em fosfolipídeos e promove ação delivery system natural aumentando a capacidade de permeação do ativo sem causar irritação”, explica a farmacêutica. No sistema, alguns fosfolipídeos ligam-se à queratina da primeira camada da pele, recobrindo a pele com um filme lipídico, o que reduz a perda de água transepidermal e ainda aumenta a função de barreira da pele; os fosfolipídeos não ligados são introduzidos nas camadas mais profundas da pele, podendo ser capturados pelas membranas celulares. “Assim, os lipossomas conseguem aumentar a permeação e ainda favorecer a integridade da barreira da pele”, afirma a farmacêutica.

Aposte também nos cremes de aplicação pontual: Produtos de aplicação pontual (para bigode chinês, pés de galinha, melhora do contorno facial ou tratamento de manchas e acne são cremes cujos ativos são específicos para resolver problemas pontuais e estão em alta concentração na fórmula, especialmente para agir sobre a alteração. Eles devem conter tecnologias de alta penetração para facilitar a atuação na raiz do problema promovendo muitas vezes estímulo de colágeno e elastina, lipopreenchimento, efeito tensor e, em alguns casos como o da acne, ação bacteriostática e anti-inflamatória. Uma das novidades é o Sérum Iluminador Pontual, da Buona Vita. O produto é seguro para prevenir os principais tipos de hipercromias inclusive durante a gestação e traz uma combinação de ativos despigmentantes que atua em todas as fases da melanina. Um dos destaques da fórmula é o ativo Belides. “Com alta eficácia, ele atua antes, durante e depois da formação da melanina”, diz Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita. O produto deve ser aplicado pontualmente sobre a área acometida por manchas.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336