4 atitudes para ter uma pele verdadeiramente bela

shutterstock_149610803A genética tem lá sua influência, mas não há dúvida de que uma pele bonita é sempre bem cuidada. Algumas regrinhas simples mantêm o seu viço e frescor e retardam o envelhecimento.
1 – Hidrate-se!
No calor, perdemos água por meio da transpiração, mecanismo natural para equilibrar a temperatura do corpo. Beber muito líquido (refrigerantes não valem) é essencial para o seu bom funcionamento e para manter a pele hidratada.
Além da água e dos sucos de frutas, a água de coco é indispensável: com baixo valor calórico, é um isotônico natural, repõe a água perdida e também eletrólitos essenciais como sódio, potássio e fósforo.
“Para ajudar o organismo a eliminar toxinas são necessários cerca de oito copos por dia. A quantidade varia conforme fatores como idade, sexo, prática de atividade física, temperatura ambiente etc.,” conclui a nutricionista Patrícia Vicentini, da Onodera Estética Curitiba.
2 – Livre-se da maquiagem antes de dormir!
Limpar a pele é obrigatório, mesmo que você chegue tarde e cansada. O acúmulo de maquiagem obstrui os poros, impedindo que a pele respire, e contribui para formação de comedões.
“Com o tempo, ela perde o brilho, a vitalidade e acaba por envelhecer mais rapidamente. É importante investir em um bom demaquilante e em produtos adequados. Nas peles oleosas, sabonetes com enxofre ou ácido salicílico; nas secas, à base de PCA-Na e camomila, por exemplo”, ensina a esteticista Sheila Santos, da Onodera Estética Curitiba.
Mas não exagere: higiene em excesso pode fazer com que a pele produza óleo demais, porque entende que está ressecada.
3- Fuja da fumaça!
O cigarro é um dos maiores inimigos da beleza: cada tragada leva mais de quatro mil substâncias tóxicas para o organismo. Elas estimulam a produção de leucócitos, que liberam radicais livres e danificam a pele. “O fumo diminui a oxigenação da pele, prejudica o processo de reparação diário e favorece a má cicatrizarão,” alerta a dermatologista Paula Raso.
A nicotina produz uma enzima que destroi o colágeno, principal fibra de sustentação da pele, e altera a elastina, responsável por sua elasticidade. “Também reduz os níveis de vitamina A, que atua como antioxidante. Por isso, a pele tem menos sustentação, elasticidade e oxigenação, o que se traduz em rugas, falta de luminosidade e cor amarelada,” explica. A médica ressalta que fumantes passivos tambem são prejudicados, embora em escala menor.
Enquanto não abandonam o cigarro, fumantes podem reforçar as defesas da pele com ativos antioxidantes, que combatem os radicais livres, sempre com a orientação de um dermatologista.
4- Valorize seu sono!
A primeira e mais evidente consequência de noites maldormidas são as olheiras, seguidas de cansaço, dificuldades de memória e irritação. Esses sinais têm sua razão de ser: o sono é tão fundamental quanto a alimentação.
A dermatologista Paula Raso diz que, enquanto dormimos, o organismo produz hormônios ‘rejuvenescedores’, como a melatonina e o hormônio do crescimento. “Eles exercem funções reparadoras e calmantes para a pele. O estresse provocado pela falta de sono favorece as rugas e olheiras e a dermatite seborrreia. É nesse período, também, que o colágeno é produzido, ou seja, a pele busca uma revitalização,” observa.
Falta ou má qualidade do sono podem provocar alterações hormonais, levando a um aumento do estresse geral do metabolismo, alterações no corpo todo e mudança na fisiologia normal da pele, acelerando o seu envelhecimento.
Por isso, usar cremes e outros tipos de tratamento, à noite, é tão importante. “Porque a transpiração é menor, a absorção dos produtos é facilitada,” esclarece a dermatologista.
Se você tem dificuldade para dormir, procure seguir uma rotina que propicie o relaxamento: evite assistir à TV no quarto, priorize atividades tranquilas, como a leitura, e bons sonhos!



WordPress Video Lightbox

    ENTRE EM CONTATO.
    FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
    AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


    comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336