Veja 5 dicas para potencializar a ação dos cremes

Você pode conhecer bem sua rotina de cuidados com a pele, mas às vezes quando o tempo esfria, o vento é forte ou o ar fica seco, vem a desidratação, trazendo também a descamação e a vermelhidão. Para evitar isso, consultamos três dermatologistas que nos explicam em dicas fáceis como potencializar, ao máximo, o poder de hidratação dos cremes e dos séruns. “Antes de qualquer dica em relação à hidratação, é interessante observar que antes da aplicação de qualquer creme, a pele deve ser previamente limpa com sabonetes com extratos naturais e tônicos adequados ao tipo de pele. A pele suja e com impurezas dificulta a ação hidratante dos cremes”, afirma Dr. Jardis Volpe, dermatologista de São Paulo. Confira:

1- Massageie!

“Quanto mais houver a fricção do hidratante no contato com a pele, maior é a penetração”, conta o Dr. Jardis Volpe. “Então, para você otimizar o uso dele, a absorção, é necessário fazer movimentos circulares massageando, porque a pele é impermeável, ela serve de proteção para o nosso organismo. Tudo que a gente aplica sobre a pele tem pouca penetração, portanto quanto mais houver a fricção e a massagem, maior será o aproveitamento do produto”, completa.

2- Esfolie!

Pelo menos uma vez por semana, os esfoliantes devem ser usados. “Eles ajudam a retirar células mortas e facilitam a penetrância dos ativos presentes nos cremes. Ao esfoliar, removemos o estrato córneo, retirando células mortas e detritos, sebo e resíduos que muitas vezes ficam mais aderidos à superfície cutânea”, afirma a dermatologista Dra. Claudia Marçal, membro da SBD. “O esfoliante vai fazer a renovação do estrato córneo e vai deixar essa pele mais fina e macia, mais receptiva para uma hidratação”, acrescenta a médica. Esfoliantes naturais como Rice Exfoliator que é feito à base de sílica de arroz são mais suaves e melhores para uso no inverno.

3- Aplique após o banho!

O melhor período para aproveitar o máximo efeito de um hidratante é após o banho. “Com a pele úmida, os poros têm maior capacidade de absorver os ativos do produto”, afirma o Dr. Jardis Volpe. Mas com relação aos banhos, cabe um alerta: evitar banhos muito quentes para não desidratar mais a pele e perder o efeito hidratante dos cosméticos.

4- Fique de olho nos rótulos: escolha os produtos com nanotecnologia!

Os nanovetores são partículas muito pequenas que garantem permeação maior, já que a pele absorve mais. “Com a nanotecnologia, temos certeza de que o que está sendo usado na pele não está parando na superfície, sem promover nenhum efeito de regeneração”, afirma o Dr. Jardis Volpe. A dermatologista Dra. Claudia Marçal completa: “Hoje, já temos ciência — e caracteristicamente por fruto de pesquisa, estudo e microscopia eletrônica — que aqueles ativos que devem agir, por exemplo, na junção dermoepidérmica (produzindo colágeno 7, que tem função de ancoragem e sustentação mantendo a firmeza) são eficientes, já que há estímulo na área tratada. Ou seja, através da vetorização dos ingredientes, é possível fazer com que esses princípios ativos atinjam realmente o local desejado”, afirma.

5- Abuse das máscaras!

Máscaras hidratantes podem ser usadas uma vez por semana. “Em uma máscara hidratante, a alta concentração dos princípios ativos é superior a de cremes de uso diário, além de penetrar mais eficientemente na pele e, com isso, pode promover retenção hídrica, devolver umidade natural da pele e melhorar a função de barreira. Isso potencializa a ação de hidratação”, afirma a Dra Claudia.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336