Tudo que você sempre quis saber sobre os séruns

sérunsEle está em quase todas as prateleiras de cosméticos e a cada mês surge um novo com uma finalidade específica para tratar alguma alteração estética. Você com certeza já ouviu falar do sérum, mas será que você sabe tudo sobre ele? “O sérum é uma forma de apresentação, como o próprio nome o designa, com a aparência, textura e penetrância semelhante a um soro. É um produto desenvolvido para atuar de forma mais concentrada na pele, pois devido a sua rápida absorção e por ter a forma de um gel seroso ou um líquido mais viscoso, leva para dentro da pele ativos de maneira mais eficaz. Nos últimos anos, quase todas as marcas dermatocosméticas do mercado têm a sua apresentação em sérum para tratamento”, explica a dermatologista Dra. Claudia Marçal, CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School. Abaixo, a dermatologista explica algumas curiosidades sobre o sérum:

Gotas potentes e concentradas
“Este composto foi elaborado inicialmente para ser uma forma curta, concentrada e importante para trazer revitalização em pequenas gotas, como um verdadeiro elixir. Ele é uma verdadeira arma de ação anti aging, clareadora, de efeito lifting, antioxidante e repositória de vitaminas, oligoelementos, extratos vegetais naturais com ação calmante e muitos, ainda ricos em água termal.”

Os ativos
“Um sérum pode ser formulado com ativos de clareamento, reposição hormonal natural, vitaminas ou miorrelaxantes como os Hexapeptídeos ou ainda Alfa-hidroxiacidos, Ácido Lactobionico, Vitaminas (C, E , A , B5) e substâncias como o Ácido Ferúlico, Licopeno, Camellia Sinensis, Hidroxietil ureia, Ácido Hialurônico de baixo peso molecular, Glicosaminoglicanas, Oligoelementos como o Zinco, Cobre, Magnésio, Silício, Carnosina e Fatores de Crescimento como o Cobre Peptídeo, Epidermal, de Fibroblasto Ácido e Básico, Transformador, entre outros. Mais recentemente, temos observado formulações tópicas na forma sérum ricas em probióticos, que auxiliam no tratamento da acne, rosácea, e dermatite atópica (pele hiper-reativa e sensível).”

Ação
“Por ser um produto bem concentrado e aceitar um Blend de ativos que revigoram, revitalizam e proporcionam ação lifting, o sérum é a preparação ideal para otimizar o creme hidratante logo pela manhã, como um “café da manha” para as células antes da hidratação com fotoproteção. Estas fórmulas hidratantes têm capacidade de formar um filme na pele, evitando a perda de hidratação transepidérmica e favorecendo a higroscopia através de substâncias que ‘seguram’ a molécula de água na epiderme e transição dermoepidérmica, promovendo turgor e melhora da elasticidade por hidratação das fibras de colágeno.”

Mais benefícios
“Os séruns, portanto, otimizam este resultado, trazem vitalidade, melhoram a microcirculação local, proporcionam homogeneidade na cor, ação tensora, antioxidante e antiglicante, além de muitas vezes terem partículas difusoras de cor e brilho, promovendo uma textura acetinada e luminosa.”

Por que deram certo no Brasil
“No Brasil, os séruns foram extremamente bem recebidos, por apresentarem esta textura fluida e não deixarem a pele oleosa ou “pesada”, com aspecto brilhante em excesso ou pegajosa. Quase 80% das peles no Brasil são mistas e oleosas, como característica natural e estimuladas pelo clima tropical, quase durante todo o ano. Isso faz com que muitos pacientes prefiram utilizar, principalmente no verão, apenas um bom sérum com substâncias indicadas para cada caso e faixa etária e a seguir complementar com um Fator de Proteção Solar FPS30 de textura mais leve, de toque seco com pigmento na forma de base ou sem coloração.”

Usos
“Pela manhã, o sérum deve ser utilizado após a higienização com sabonete, loção, mousse ou gel de limpeza, seguido pelo tônico ou adstringente, para então ser aplicado com a ponta dos dedos em toda a face, pescoço e colo, com movimentos circulares, ascendentes e preparar a pele para o passo seguinte, o da hidratação e proteção. À noite, após o uso de demaquilante, sabonete e loção tônica ou de limpeza complementar, o sérum pode ser utilizado antes do nutritivo noturno.”

Cuidados
“Ao misturar séruns e nutritivos, é importante salientar que eles sejam de preferência da mesma marca, evitando assim uma incompatibilidade química.”

Orientação
“Estes produtos na forma de soro não apresentam qualquer contra indicação, mas devem ser orientados por um dermatologista, utilizados em combinação com hidratantes, nutritivos e fotoprotetores. Todas as peles podem ser beneficiadas destas formulações concentradas e altamente eficazes. O ideal é que cada composto seja adequado à faixa etária e ao foco do tratamento em questão.”

Fonte: Dra. Claudia Marçal
Dermatologista da Clínica de Dermatologia Espaço Cariz, com especialização pela Associação Médica Brasileira (AMB), membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e membro da American Academy of Dermatology (AAD), CME (Continuing Medical Education) na Harvard Medical School.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336