Tudo que você precisa saber sobre o protetor solar

shutterstock_169712876Apesar de o sol forte já ser característico no verão brasileiro, dúvidas sobre a melhor forma de proteger a pele e evitar manchas, vermelhidão, envelhecimento precoce e até mesmo câncer ainda aparecem na época mais quente do ano.
De acordo com Luis Julian, coordenador de serviços técnicos de Care Chemicals da BASF para América do Sul, grande parte das pessoas aplica menos protetor solar do que o recomendado, o que pode diminuir a eficácia do produto.

O que mais você gostaria de saber sobre proteção solar? Abaixo, uma lista de dez perguntas sobre o tema que podem tornar o verão mais saudável:
1. Qual a diferença entre o protetor e o bronzeador?
Protetor solar tem a função de evitar que a pele sofra os danos que podem ser causados pela radiação solar, como queimaduras e envelhecimento precoce e também reduzir o risco de câncer de pele. O bronzeamento é um mecanismo natural da pele que tenta deixar a pele mais pigmentada para evitar que a radiação penetre mais na pele e, para que o bronzeamento ocorra, o corpo precisa perceber que está sofrendo exposição excessiva ao sol, ou seja, se estivermos nos protegendo adequadamente com um bom protetor solar e evitando exposição excessiva, a pele não se bronzeia. Portanto, o bronzeador é um produto que não oferece muita proteção à pele. Para aumentar o tom do bronzeado, este tipo de produto pode conter pigmentos ou caroteno, que são materiais capazes de tingir um pouco a pele.

2. O que é o FPS?
O Fator de Proteção Solar de um produto indica quantas vezes mais de tempo uma pessoa pode se expor ao sol até que tenha uma queimadura como se não estivesse usando o protetor. Por exemplo, uma pessoa de pele clara sem protetor solar pode sofrer uma queimadura após 10 minutos de exposição ao sol; se ela usar adequadamente um protetor solar de FPS 30, ela somente terá a queimadura após 300 minutos (10 minutos X FPS = 300 minutos = 5 horas). Porém, somente se tem a proteção indicada pelo FPS quando o produto é aplicado de maneira generosa na pele. Se aplicarmos uma camada muito fina, a proteção será menor. É importante lembrar também que mesmo antes de se verificar a queimadura evidente na pele, a pele já sofreu danos. O protetor solar apenas reduz a taxa de dano.

Proteger a pele da radiação solar é fundamental

Proteger a pele da radiação solar é fundamental

3. Qual a importância da proteção UVA?
A queimadura da pele está mais relacionada à radiação tipo UVB. A radiação UVA penetra mais profundamente na pele e gera radicais livres que causam em longo prazo o envelhecimento precoce porque destrói as fibras de colágeno e elastina que dão sustentação à pele. Tanto o UVB quanto o UVA podem causar câncer de pele.

4. O fator do protetor solar deve variar de acordo com a cor da pele?
Sim. Quanto mais clara a cor da pele, maior deve ser o fator de proteção solar. Pessoas com a pele muito clara, devem usar, no mínimo, FPS 50 para se expor ao sol. Peles morenas claras também devem usar FPS a partir de 45, enquanto o recomendado para as morenas “jambo” é o FPS 30. Mulatas e negras podem manter o filtro entre o FPS 30 e 15, pois apesar de mais resistente, esse tipo de pele também precisa de proteção contra o envelhecimento precoce e o risco de câncer.

5. É possível ficar bronzeado usando protetor solar?
Sim. O uso do protetor solar permite que se tenha um bronzeamento mais seguro e duradouro. A diferença está no tempo em que se chega na cor desejada. Sem o uso do produto, o bronzeamento ocorre de forma mais rápida, o que pode ser perigoso para a saúde da pele, além da cor bronzeada ser menos duradoura.

shutterstock_1912699976. Os produtos voltados para o rosto podem ser aplicados no corpo? (e vice-versa)
Como os protetores para rosto são normalmente recomendados para o uso diário, ou seja, tanto para o dia-a-dia quanto para os dias de praia ou piscina, são mais leves e específicos para os diferentes tipos de pele.
Alguns protetores solares feitos para o corpo são mais viscosos e oleosos do que os desenvolvidos para o rosto. Para pessoas com pele oleosa e predisposição para ter espinhas, o protetor de corpo não é indicado para o rosto, pois pode piorar a oleosidade da pele, mas isso pode depender de formulação para formulação.

7. Qual a quantidade de protetor solar ideal?
Sem saber, grande parte das pessoas aplica menos protetor do que o recomendado, o que pode diminuir a proteção do produto. Um filtro solar com FPS 30, se aplicado em quantidades muito baixas, pode, por exemplo, reduzir a proteção à equivalente à de um protetor com FPS 15. O ideal é cobrir completamente a superfície da pele. Há uma convenção de que no rosto deve-se aplicar uma colher de café cheia, e no corpo uma xícara de café ou seis colheres de chá de protetor solar, considerando uma pessoa com cerca de 1,70m de altura.
8. As versões em gel e spray protegem como os cremes?
Sim. Independentemente da embalagem ou forma de aplicação, os protetores são submetidos a testes para comprovar sua propriedade de filtrar as radiações UVA e UVB. Portanto, devem oferecer a mesma proteção desde que aplicados corretamente. A escolha do produto deve ser feita pelo usuário, que deve levar em conta fatores como FPS, praticidade e preço, por exemplo.
shutterstock_1088450339. É verdade que certos alimentos ajudam a garantir um bronzeado?
Nenhum alimento é capaz de bronzear a pele. No entanto, os alimentos ricos em betacaroteno, precursor da vitamina A, auxiliam na produção da melanina, pigmento responsável pela cor da pele e, por isso, são indicados para a manutenção da pele bronzeada. Além disso, esses alimentos são antioxidantes e protegem a pele de alguns danos celulares que a radiação provoca, além de prevenir o envelhecimento da pele. Exemplos desses alimentos são: espinafre, repolho, brócolis e agrião, além de legumes e frutas alaranjadas, como a cenoura, abóbora, manga e mamão.
10. Se eu já estiver com a pele queimada, preciso usar um filtro com maior fator de proteção?
Se a pele já esta queimada, ela não deve ser exposta ao sol porque o dano pode ser intensificado muito facilmente por qualquer exposição adicional. De qualquer maneira, se a pessoa pretende sair de casa, é importante manter o uso do protetor para minimizar qualquer dose de radiação que chegue à pele.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336