Tudo o que você precisa saber sobre preenchedores injetáveis | O seu portal de beleza na web | Beleza Today

Tudo o que você precisa saber sobre preenchedores injetáveis

Hoje em dia, os preenchedores injetáveis estão ficando cada vez mais populares, seja para aumentar os lábios, melhorar o contorno da face ou suavizar vincos e rugas. Segundo dados divulgados em 2016 pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, os procedimentos não cirúrgicos, como o preenchimento e a toxina botulínica, chegam a ocupar 47,5% da agenda de especialistas. “Os preenchedores ficaram tão populares porque têm poucos efeitos colaterais, não necessitam de tempo de recuperação e o resultado é praticamente imediato”, afirma a Dra. Beatriz Lassance, membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery).

Utilizando substâncias como o ácido hialurônico e a hidroxiapatita de cálcio, o preenchimento pode ser realizado em diversas áreas e para diversos fins, como: dar estrutura ao rosto, conferir volume aos compartimentos de gordura que perderam seu conteúdo com o tempo ou até mesmo preencher pequenas rugas. “O ácido hialurônico é o mais seguro dos preenchedores, pois é uma substância produzida pelo organismo e tratada com um processo de crosslink que dificulta sua absorção, deixando o gel por mais tempo no local em que é aplicado. Já a hidroxiapatita de cálcio, além de atuar como preenchedor, também estimula o colágeno da pele”, explica a especialista. “Cada uma dessas substâncias tem vantagens e desvantagens, que pacientes e médicos devem analisar juntos, antes de escolher o tratamento mais indicado para cada caso.”

De acordo com a médica, antes de iniciar o procedimento, é aplicado um anestésico tópico na pele ou, dependendo da região, um bloqueio anestésico no nervo. Após isso, o preenchedor é injetado com agulhas finas ou microcânulas de acordo com a necessidade de cada paciente. “As sessões demoram cerca de uma hora e, na maioria dos casos, o ideal é que o preenchimento seja realizado gradativamente e em mais de uma sessão, para que não haja o risco de hipercorreção”, completa.

O preenchimento não deixa cicatrizes e seu resultado é imediato, porém, devido aos edemas e inchaços comuns neste procedimento, o resultado final pode levar alguns dias para aparecer. “Como as substâncias utilizadas normalmente são absorvíveis, o preenchimento não é permanente e dura cerca de 12 a 18 meses. Após esse período, o procedimento pode ser feito novamente de acordo com a vontade e necessidade do paciente”, destaca a cirurgiã plástica. “Em casos de hipercorreção, pode-se fazer o uso de hialuronidase, enzima que ajuda a absorver o ácido hialurônico, mas que pode causar alergias se não for bem administrada.”

É importante que você informe ao seu médico caso tenha qualquer histórico de alergias ou problemas de saúde, pois o procedimento é contraindicado para pacientes com imunidade reduzida ou que fazem uso de anticoagulantes. Além disso, A Dra Beatriz Lassance recomenda que você verifique qual produto será utilizado como preenchedor, pois ainda hoje são utilizadas substâncias como o metacrilato, um preenchedor permanente e de baixo custo, mas que possui uma grande taxa de complicação a longo prazo, podendo provocar o aparecimento de nódulos endurecidos e avermelhados que necessitam de cirurgia para serem retirados. “A técnica deve ser adequada e profissionais experientes devem executar o preenchimento para evitar infecções e lesões de nervos, veias e artérias, já que a injeção inadvertida do produto nessas estruturas pode causar graves danos como cegueira e necrose”, finaliza.

FONTE: Dra. Beatriz Lassance – Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery (ASPS).



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336