Trabalho científico: “Nutrição aliada à Estética Facial”

Vanessa Karen Domingues Leme* obteve o 2º lugar nos Temas Livres do 13. Congresso Científico Internacional de Estética e Cosmetologia da Beauty Fair, e conquistou, como parte da premiação, a publicação de seu trabalho no portal BELEZA TODAY. Confira o excelente trabalho da profissional:

*Profa. Especialista: Gabriela Letícia Pires

 

Atualmente, as pessoas têm uma atividade diária muito corrida e por vezes acabam se alimentando mal, engordando e ficando fora dos padrões físicos impostos pela sociedade, recorrendo para isso a tratamentos estéticos que ajudem a diminuir essa gordura e elimine as marcas que elas causam Todavia é importante adquirir bons hábitos alimentares e para isso procurar um nutricionista licenciado para prestar esse atendimento é muito importante, pois alinhando um acompanhamento nutricional a uma boa alimentação com suplementos necessários para o organismo ao tratamento estético contribui para que a eficácia dele seja obtida de uma maneira melhor, alcançando o objetivo máximo daquilo que se procura com estes.

 

INTRODUÇÃO

A preocupação em estar com o físico dentro doa padrões atualmente não é sinônimo somente de saúde, mas de bem-estar mental por estar de acordo com os padrões impostos pela sociedade e a estética surge como uma alternativa para se alcançar esse padrão. A acne é um problema que incomoda muito as pessoas principalmente as adolescentes que sentem vergonha em mostrar que tem uma espinha.

 

Diante disso, o presente trabalho se justifica pelo fato de que manter uma alimentação saudável e equilibrada pode ajudar no tratamento em um resultado melhor e mais ágil durante um procedimento estéticos.

 

Para desenvolver esse trabalho foi utilizada uma pesquisa de cunho quali- quantitativa, fazendo uma pesquisa com um pequeno grupo de pessoas que se alimentam de forma diferente utilizando ao mesmo tempo uma pequena revisão literária mostrando que se alinharmos uma boa alimentação acompanhada por profissional adequado podemos obter um melhor resultado nos tratamentos estéticos, utilizando para isso pesquisa bibliográfica em: anais, artigos, periódicos e livros, citando autores que mais se destacaram nesse cenário conforme as normas previstas pela Agência Nacional de Normas Técnicas – ABNT e as normas internas para apresentação em congressos da Beauty Fair.

 

 

 

OBJETIVO

Esse trabalho objetiva demonstrar como uma fusão entre nutrição e estética pode melhorar o aparecimento da acne mantendo para isso uma alimentação adequada e acompanhada por um nutricionista para que seja realizada com toda a suplementação necessária de acordo com o que necessita cada paciente.

 

 

 

 

 

METODOLOGIA

A metodologia aplicada a esse estudo dispõe de um teste realizado com dois grupos de 4 mulheres totalizando 8 mulheres em idades de puberdade estudadas que foram divididas de acordo com o tipo de alimentação que possuíam, sendo que um grupo consumiu uma alimentação rica em gorduras e açúcares enquanto que o outro grupo consumiu apenas uma alimentação rica em verduras, legumes e carne durante o período de 1 mês de estudo, sendo levado em conta aqui somente a alimentação, pois nenhuma da mulheres estudadas possuíam pré disposição genética para desenvolver acne e já possuíam um equilíbrio hormonal adequado mesmo em idade púbere.

 

 

RESULTADOS E DISCUSSÃO

 

Durante o período estudado notou-se que no grupo que consumiu uma alimentação rica em gorduras e açúcares que tiveram um aumento gradativo na acne facial, enquanto que o grupo que não obteve esse tipo de alimentação, alimentando-se apenas com macronutrientes ricos em verduras, legumes e proteínas tiveram uma estabilidade no quadro de acne.

 

Nutrição é um ramo das ciências biológicas e da saúde que trata do alimento e da sua importância para os seres vivos, buscando como finalidade o bem-estar físico do indivíduo, promovendo uma vida longa e saudável (MAHAN; STUMP, 2005, p. 10).

 

A pirâmide alimentar está presente no ramo da nutrição e descreve que alimentos a pessoa deve ingerir para manter uma alimentação saudável (PHILLIP, 2014, p. 47).

 

 

 

A pirâmide alimentar se divide em macronutrientes e micronutrientes, como será descrito a seguir (MENDONÇA, 2010, p. 18).

Macronutrientes são compostos de suma importância para o funcionamento do organismo representando a maior parcela em uma dieta alimentas, pois oferece energia e nutrientes que são essenciais para o bom funcionamento do organismo. Aqui estão presentes: carboidratos, lipídeos, água, proteínas e fibras, sendo que algum desses elementos podem servir como poderosos fármacos naturais e ainda serem utilizados em tratamentos estéticos modernos (JÚNIOR, 2011, p. 49).

 

Os micronutrientes são compostos por vitaminas e minerais e eles tem uma grande contribuição para que o nosso organismo funcione de forma correta, pois eles estão associados diretamente com o nosso sistema imune (SARNI, 2010, p 09).

 

A estética é uma área das ciências da saúde que se preocupa com o exterior, ela surgiu desde a Grécia antiga onde as pessoas já e preocupavam com o a beleza, com o padrão, com o belo. A sociedade moderna expõe como padrão de beleza pessoas magras, mas na atualidade as correias corriqueiras do dia a dia fazem com que as pessoas não tenham tempo para se alimentarem devidamente e muitas delas acabam engordando e tendo aparecimentos de linhas de expressão e acnes que podem estar ligadas também ao tipo de alimento que se ingere e para não ficarem de fora dos padrões de beleza recorrem a tratamentos estéticos que buscam reduzir as medidas tentando atingir os padrões de beleza impostos e a estética é a profissão que consegue cuidar dessa parte trazendo tratamentos para reduzir medidas, acne, melhorar linhas de expressão, enfim buscando atingir o belo (QUEIROZ; ETTA, 2000, p. 15 – 16).

 

É uma doença dermatológica inflamatória mais comum nos seres humanos, ocorrendo com mais frequência em jovens uma vez que os folículos poli sebáceos se desenvolvem com mais frequência nessa idade, devido as modificações hormonais importantes nessa idade (SILVA; OLIVEIRA, S/D, p. 2).

 

Quando o indivíduo ingere uma dieta rica em gordura seu organismo produz muitos folículos poli sebáceos que tornam a pele mais oleosa e a deixam propicia a penetração de agentes patogênicos, causando a acne (CHIPKEVITCH, 1994, p. 150).

 

Existem tratamentos via orais e estéticos para melhorar a aparência, como as limpezas de pele, que costumam ser métodos eficazes para tratar a acne pois os compostos ativos dos produtos utilizados buscam equilibrar o ph da pele, reduzindo a oleosidade e consequentemente a proliferação dos agentes causadores de acne (SILVA; OLIVEIRA, p. 5).

 

Segundo Danby, (2008, p. 94) a di-hidrotestosterona um dos causadores da acne é produto da testosterona que além de ser encontrado no próprio hormônio é também encontrado em alimentos como o leite e derivados, desta forma, é importante evitar o consumo destes alimentos durante o tratamento da acne. Uma alimentação rica vegetais por exemplo, pode contribuir a combater a acne de uma forma mais rápida e eficaz.

 

A medida que os nutracêuticos pretendem ocasionar benefícios a saúde alinhando fisiologia e farmacologia tem ao mesmo tempo uma restrição de uso, sendo ela condicionada pelas propriedades de seus compostos bem como pelas condições de uso, por isso ensaios de segurança são feitos de modo exclusivo aos nutracêuticos devido a não supervisão profissional adequada no que tange seu consumo, tornando as medidas de segurança para seu uso ainda mais críticas. O consumo de produtos de origem vegetal aumentou muito nos últimos anos, fazendo com que a indústria farmacêutica produza mais produtos de origem natural como os fitoterápicos mostrando que aliar uma boa alimentação a uma suplementação adequada a estética pode trazer muitos benefícios a jovens que procuram tratamentos estéticos para melhorar as acnes faciais (LIRA et.al, 2009, p.48).

 

Podemos então concluir que uma dieta balanceada com o auxilio de um nutricionista que irá prescrever uma alimentação de acordo com o perfil do paciente alinhada a estética e a suplementação alimentar pode contribuir para a melhora dos procedimentos contra a acne trazendo ao paciente um melhor resultado em um tempo menor.

 

 

 

 

CONCLUSÃO

 

A nutrição e a suplementação alimentar e a estética estão intimamente ligadas no que tange o sucesso dos tratamentos estéticos para a melhora da acne.

 

O estudo demonstrou que manter uma dieta equilibrada com pouca ingestão de gordura e açúcares pode equilibrar os quadros de acne e contribuir para que os tratamentos estéticos sejam mais ágeis e eficazes deixando a cliente que procura esse tipo de serviço mais satisfeitas.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

 

CHIPKEVITCH, E. Puberdade e adolescência: aspectos biológicos, clínicos e psicossociais. São Paulo: Roca, 1994, 253p.

 

DANBY, F.W. Diet and acne. Rev. Clinics in Dermatology, v.26, p.93– 96, 2008.

 

JÚNIOR, A. H. L. Nutrição aplicada à atividade motora. Revista Brasileira de

Educação Física do Esporte, v. 25, p. 45-51, dez, 2011.

 

LIRA, C. R. G et al. Nutracêuticos: aspectos sobre segurança, controle de qualidade e legislação. Rev. Brasileira de Farmácia, v 90, n a, p. 45 – 49, 2009.

 

MAHAN; L. K; STUMP; S. E. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2005, 1000 p.

 

NANCY, G.; HARRIS, MS, RD, LDN, FADA. Nutrição no envelhecimento. In: MAHAN; L. K; STUMP; S. E. Krause: Alimentos, Nutrição e Dietoterapia. São Paulo: Roca, 2005, cap.13, p.304-323.

 

PHILIPPI, S. T. Pirâmide dos alimentos: fundamentos básicos da nutrição. Barueri: Manoele, 2 ed, 2014,399 p.

 

QUEIROZ, R. S da; OTTA, E. A beleza em foco: condicionantes culturais e psicobiológicos na definição da estética corporal. Anais: O corpo brasileiro: estudo de estética e beleza, São Paulo: Senac, 2000, p. 13 – 66.

 

SARNI, R. O.S et al. Micronutrientes e sistema imunológico. Revista brasileira de alergias e Imunopatologia, v.33, n.1, p.08-13, 2010

 

SILVA, V. R. S da; OLIVEIRA, S. P de. Acne na adolescência e a intervenção estética. Curitiba, s/d, 12p. Monografia (Tecnólogo) – Tuiuti – PR.

 

 

 

 

 

 

 

 

 



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336