Sérum: tudo o que você precisa saber sobre esse tipo de cosmético

Sérum: saiba tudo sobre esse produto Nenhum produto é tão democrático quanto o sérum. Você já deve ter visto sérum antienvelhecimento, antiacne, base, enfim, são múltiplas possibilidades com esse produto que caiu no gosto dos brasileiros. Abaixo, a dermatologista Dra. Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia, nos guia em como aproveitar ao máximo esse produto:

O que é e para que serve o sérum?

É a forma de apresentação mais líquida, semelhante a um soro, que pode ser em gotas poderosas. Na verdade, todos os produtos de cuidados da rotina da pele têm que ter produtos antirradicais livres ou antienvelhecimento e os séruns podem incorporar todos estes ativos, por isso, eles são formulações mais avançadas, especiais, porque os ativos podem vir concentrados nos séruns. Eles são projetados para atender às necessidades específicas de uma forma mais rica e mais enriquecida. Os séruns podem ser usados pela manhã e à noite e podem ter benefícios contra o envelhecimento, com ação antipoluição e de hidratação.

É indicado para qual tipo de pele? Quem tem pele oleosa pode usar?

É indicado para todos os tipos de pele, desde que bem orientado e, no caso das peles mais secas, ele deve ser complementado com cremes e loções mais oleosas. Os séruns podem ser ricos em ingredientes hidratantes como ácido hialurônico e ceramidas que vão ajudar a pele a reter a umidade, mas isso não os tornam oleosos. O sérum não é uma loção rica em óleo como os cremes e loções, porém ele pode hidratar sem deixar a pele com aspecto oleoso.

Sérum ou hidratante? Tem diferença? Pode usar os dois?

Geralmente podem ter ativos hidratantes que melhoram a textura da pele como o ácido hialurônico. Dependendo do tipo de pele podemos usar os dois. Por exemplo, em uma pele oleosa ele pode ser usado sozinho à noite sem o hidratante noturno. Se a pele for seca pode se aplicar o sérum e depois o hidratante noturno.

Que hora devemos usá-lo? Antes de dormir? Quanto do produto devemos passar na pele?

Pela manhã, ele deve ser aplicado após a limpeza e tonificação da pele e logo após a sua aplicação deve se usar um creme com proteção solar. Já de noite, pode ser usado antes do hidratante noturno, após limpeza e tonificação. A quantidade a ser usada equivale ao tamanho de uma ervilha, sendo que esta quantidade é suficiente para massagear suavemente o produto em todo rosto e pescoço para que ele seja absorvido uniformemente.

O que devemos procurar na fórmula de um sérum para garantirmos sua qualidade e eficiência?

Se a pele for oleosa ou mista, o sérum deve ser uma loção fluida e bem leve, porém se a pele for seca o sérum pode conter emolientes e óleos vegetais enriquecidos com antioxidantes. Alguns ingredientes potentes muitas vezes encontrados nos séruns podem se tornar instáveis quando em contato com o ar, por exemplo: o ácido ascórbico conhecido como vitamina C. Porém as novas tecnologias fazem com que estes ativos se tornem mais duradouros. Como regra geral é melhor manter o frasco em local seco e fresco e usá-lo dentro da validade.

Para quem você indica o sérum? Tem alguma idade especifica?

Os séruns são produtos que podem ser usados em todas as idades. Se você tem uma pele oleosa acneica, procure séruns com vitamina C estabilizada que melhora a produção do colágeno e o processo de reparação da pele, além de reduzir a inflamação também. O retinol que é um derivado da vitamina A, possui uma ação antioxidante e reduz a inflamação. O Zinco alivia a irritação e regula a produção de óleo; e o ácido Salicílico desobstrui os poros. No caso da pele seca, procure vitamina E que é antioxidante e protege as células do dano oxidativo; Niacinamida que melhora a elasticidade e aumenta os níveis de ceramidas na pele; o ácido Glicólico que esfolia, ilumina e trata a coloração da pele; e o ácido hialurônico que mantém a umidade. No caso dos séruns antienvelhecimento, procure antioxidantes como extrato de chá verde, resveratrol, ácido ferúlico, todos estes combatem radicais livres, aumentam a eficácia do protetor solar e promovem o reparo celular.

Quais substâncias apostar em cada faixa etária?

Na faixa dos 20 aos 30 anos quando o colágeno está em plena forma, a melhor coisa é a vitamina C estabilizada. Os séruns incorporam muito bem a vitamina C, ela tem efeito antioxidante, antirradicais livres além de ação fotoprotetora também, uniformizar e clarear a pele. Dos 30 aos 40, a mulher precisa de alguma coisa mais hidratante com maior estímulo de colágeno: os indicados são produtos suaves à base de derivados da vitamina A (retinol e retinaldeido), pois ele estimula produção do colágeno, elastina e aumenta a hidratação. Dos 40 em diante, a mulher começa a ter uma diminuição hormonal então nessa época é que se necessita uma maior hidratação e combater a flacidez da pele. Então, usar séruns com ácido glicólico, retinoico, ou alguns derivados da soja com papel de reposição hormonal.

Fonte: Dra. Valéria Marcondes – Dermatologista da Clínica de Dermatologia Valéria Marcondes, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia com título de especialista e da Academia Americana de Dermatologia.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336