Procedimentos para tratar as manchas provocadas pelo sol

As manchas de pele são provocadas, sobretudo, por um pigmento chamado melanina, que dá a cor marrom para a pele e seu estímulo depende da radiação ultravioleta que vem do sol. “Tanto a UVB quanto a UVA podem causar manchas de envelhecimento”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, de São Paulo. “Novas manchas podem surgir por conta do sol tomado há muitos anos, e por causa disso, novas lesões podem aparecer na mesma região tratada. Se a pessoa continua tomando muito sol, o problema se agrava”, explica o dermatologista. Ele acrescenta que a radiação UVA ultrapassa vidros e janelas e pode causar manchas e acelerar o envelhecimento da pele. Mas para quem já apresenta manchas no rosto, o melhor é investir em procedimentos poderosos para turbinar os resultados. Confira quatro novidades:

Procedimento: Drug Delivery Digital
D&D é a inovadora técnica do Drug Delivery Digital, que permite a inserção de ativos na pele por meio de agulhas, com total controle do médico, e na dosagem perfeita (que é 100% aproveitada). O sistema, exclusividade da LMG Lasers no Brasil, permite eliminar as manchas com a aplicação de ácido tranexâmico, que age diretamente nos comunicadores celulares responsáveis pela pigmentação bloqueando os processos inflamatórios relacionados às manchas. Segundo o dermatologista Dr. Abdo Salomão Jr, na técnica de drug delivery comum, as microagulhas perfuram a pele e as substâncias são aplicadas posteriormente aproveitando esses canais de entrada das agulhas. “É uma técnica eficiente, porém os medicamentos colocados não são 100% aproveitados, uma vez que parte dessas substâncias são perdidas na camada mais superficial da pele”, explica o dermatologista. “Com a nova tecnologia D&D, as agulhas fazem a entrega dos ativos, como se fosse uma ‘injeção’”, acrescenta. D&D permite um tratamento homogêneo e preciso, ajuste da velocidade das agulhas e da profundidade de liberação dos ativos, que podem atingir de 0,5 a 5 mm de profundidade. “A tecnologia ainda possui um sistema de pressão negativa (vácuo) que faz uma espécie de sucção na pele para facilitar a penetração das agulhas ao mesmo tempo em que diminui o nível de dor, reduz os efeitos colaterais e minimiza o sangramento”, comenta o dermatologista. No tratamento de manchas, o ácido tranexâmico pode ser injetado a cada 15 dias em quatro sessões.

Procedimento: Vektra QS
Usado no tratamento de melasma, manchas, olheiras e remoção de tatuagens, o laser Vektra QS, da plataforma Solon, tem duração de pulso de 15 nanosegundos e é fracionado. “Solon Vektra age no melanócito (células produtoras de melanina) impedindo a célula de liberar o pigmento para as células mais superficiais. É como se o melanócito guardasse o pigmento para ele, por isso acaba clareando”, afirma o Dr. Abdo. O ideal é fazer uma sessão a cada 15 dias (total de quatro a seis sessões rápidas). O resultado dura um ano, depois é necessário fazer manutenções. “Esse procedimento é bem interessante porque consegue chegar onde não conseguíamos com as tecnologias anteriores”.

Procedimento: Lumina XT
A dermatologista Dra. Thais Pepe, de São Paulo, explica que Lumina XT é um novo procedimento do SPECTRA XT (versão mais nova do renomado SPECTRA) que trata as olheiras, com a vantagem de promover uma melhora global da pele, inclusive atuando contra manchas e poros dilatados. O tratamento libera três vezes mais energia que o anterior, clareando olheiras e manchas, fechando os poros e melhorando a textura da pele. “Esse upgrade promove maior estímulo de colágeno, atuando de forma global no rejuvenescimento, de maneira eficaz e ainda mais segura”, explica a dermatologista. “O equipamento emite lasers em nano que são absorvidos pelas células que produzem o pigmento. Dessa forma, ocorre o clareamento. Ao mesmo tempo, o comprimento de onda 1064nm que trabalha também em microssegundos causa um dano na estrutura do colágeno com efeito de indução térmica que promove o fechamento dos poros e melhora a textura”, explica a médica. O protocolo compreende apenas seis sessões rápidas e indolores realizadas a cada quinze dias.

Procedimento: Microagulhamento de Ouro
Segundo a dermatologista Dra Claudia Marçal, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, a Plataforma Endymed com microagulhamento de ouro com 25 microagulhas associado à radiofrequência, após a introdução na pele, libera o calor da base à ponta da agulha com energia, profundidade da penetrância e duração do pulso de acordo com a área tratada, o tipo de pele e a necessidade individual de cada paciente. “Pode ser aplicado no rosto, pescoço e colo e logo após a formação das colunas de coagulação, aplicação nos primeiros cinco minutos de fatores de crescimento com elixir EGF, BFGF, TGF-beta da linha Under Skin Medical Doctor para skin delivery potencializando o efeito de clareamento, melhora da densidade tecidual por estimular a proliferação celular e cicatrização, promovendo luminosidade, efeito de volumização do tecido, Skinlift e contornos de definição dos ângulos faciais”, explica a médica.

FONTES:

ABDO SALOMÃO JR: Doutor em Dermatologia pela USP (Universidade de São Paulo). É sócio Efetivo da Sociedade Brasileira de Dermatologia, Membro da Sociedade Brasileira de laser em Medicina e Cirurgia e da American Academy of Dermatology. Diretor da Clínica Dermatológica Abdo Salomão Junior.

DRA. CLAUDIA MARÇAL: É médica dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia – SBD e da American Academy Of Dermatology – AAD. Possui especialização pela AMB e Continuing Medical Education na Harvard Medical School. É proprietária do Espaço Cariz, em Campinas – SP.

JARDIS VOLPE: Dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo). Formado pela Universidade de São Paulo (USP); Especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia; Membro da Sociedade Americana de Laser, da SBD e da Academia Americana de Dermatologia; Pós-graduação em Dermatocosmiatria pela FMABC; Atualização em Laser pela Harvard Medical School.

DRA. THAIS PEPE: Dermatologista especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, membro da Sociedade de Cirurgia Dermatológica e da Academia Americana de Dermatologia. Diretora técnica da clínica Thais Pepe, tem publicações em revistas científicas e livros, além de ser palestrante nos principais Congressos de Dermatologia.

SKINTEC: No mercado desde 1993, a SKINTEC importa os mais renomados equipamentos para tratar com alta tecnologia e eficiência as alterações estéticas corporais e faciais. Com uma gama de produtos consagrados, como o DualDeep, Cooltech, Spectra e os recém-lançados VelaShape III e Legacy, com equipamentos aprovados pelos órgãos reguladores nas regiões de origem (FDA e CE) e no Brasil (ANVISA), a SKINTEC oferece uma solução 360º para clínicas dermatológicas, disponibilizando ainda equipes de consultores, assistência técnica e engenheiros amplamente capacitados. www.skintecmedical.com.br.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336