Maquiagem pode ajudar a tratar vitiligo e melasma

Seja para esconder imperfeições ou apenas dar uma aprimorada no visual, a maquiagem é uma companheira importante de grande parte das pessoas, tanto mulheres quanto homens. Mas, hoje em dia, a maquiagem tem um poder ainda maior, ajudando a recuperar a autoestima e a aparência de pessoas que sofrem de doenças de pele como acne, melasma e vitiligo. “Algumas doenças dermatológicas prejudicam e danificam a pele de forma permanente, fazendo com que certos pacientes tenham que conviver com manchas, cicatrizes e outras imperfeições. A maquiagem surge então como uma alternativa para camuflar estas lesões e, ainda que não seja uma solução definitiva, ajuda a melhorar a qualidade de vida dessas pessoas”, afirma Lucas Portilho, consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.
Estudos apontaram que há uma conexão emocional entre a qualidade da pele e o bem-estar pessoal, mostrando assim os benefícios psicológicos que a maquiagem pode promover no tratamento de doenças como, por exemplo, a acne. “Os tratamentos médicos para as doenças de pele são, muitas vezes, demorados, o que pode levar o paciente a desistir no meio do caminho. Por isso, é importante que os dermatologistas considerem terapias que ofereçam resultados rápidos, como a camuflagem cosmética, para auxiliar na espera dos resultados finais. Avaliações clínicas já têm demonstrado que, com o uso de maquiagem, o tratamento da acne pode ser mais eficaz e com maior qualidade de vida”, explica o pesquisador.
A maquiagem também pode ajudar no tratamento do vitiligo e melasma, já que estas doenças também afetam o emocional e psicológico dos pacientes, levando a consequências como a baixa autoestima, isolamento social e até mesmo depressão. “Junto com a camuflagem cosmética, outra opção interessante é manipular a maquiagem com ativos, que, além de camuflar a pele, auxiliam no tratamento da doença”, destaca Lucas.
Porém, segundo o especialista, nem toda maquiagem é adequada para pessoas com problemas de pele. Por isso, é necessário consultar um dermatologista e investir em produtos de qualidade, de preferência que sejam hipoalergênicos, pouco oleosos e sem fragrância. Por exemplo, as maquiagens com efeito Blur são ideais para estes casos. “As maquiagens com efeito Blur são produtos multifuncionais que promovem o alisamento imediato da pele, disfarçando rugas, linhas de expressão, poros, manchas, acne e pequenas cicatrizes instantaneamente. Este efeito deve-se as partículas Soft Focus High Tech, que penetram nos poros dilatados promovendo um disfarce ótico. Além disso, também é adicionado óxido de ferro na composição desses produtos, conferindo assim maior tonalização e uniformização à pele”, finaliza.
Fonte: Lucas Portilho é consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Formulações do ICosmetologia.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336