Ingredientes luxuosos em cosméticos nutrem a pele e têm ação antiage

O mercado de beleza uniu duas coisas que fascinam as mulheres: dermocosméticos e o luxo das joias, por exemplo. Novos lançamentos de marcas nacionais e internacionais trazem na formulação ingredientes como ouro, platina, caviar, ametista, diamante e pérola. “Algumas marcas também já investiram em outras pedras preciosas como rubi, pó de opala, safira, esmeralda e jade. Esses ativos exercem função fisiológica na pele, alguns comumente são ligados a proteínas e peptídeos e é comum que a fórmula de um produto com um ativo luxuoso venha acompanhada e potencializada com outros ingredientes como ácido hialurônico fracionado, peptídeos e antioxidantes”, explica o dermatologista Dr. Jardis Volpe, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Academia Americana de Dermatologia. “No entanto, é importante ter sempre orientação médica e não comprar um produto apenas pelo luxo ou glamour de sua embalagem. Cada substância deve ser usada para um tratamento, de acordo com a necessidade de cada paciente”, completa.
Indicações — No geral, cosméticos com ingredientes luxuosos têm indicação hidratante, antiacne, repositora de oligolementos e anti-idade. São várias as formas de atuação, de acordo com o médico:
• Caviar em cápsula — FC Oral é um ingrediente oral anti-inflamatório usado no tratamento de acne e anti-idade. Consiste na associação de fosfolipídios de origem marinha e lipídeos extraídos, principalmente, das ovas de arenque. Rico em ácidos graxos poli-insaturados (PUFAs) ômega 3 (DHA e EPA), contêm, naturalmente, vitamina E e astaxantina, com alta capacidade antioxidante. Encontrado em farmácias de manipulação;
• Extrato de caviar — ingrediente tópico proveniente de ovas de salmão. Possui quantidades muito elevadas de elementos e substâncias que agem sobre nossa pele como os aminoácidos essenciais, proteínas, peptídeos ácidos, ácidos graxos essenciais (ômega-3), vitaminas E, A e C e oligoelementos. Estimula a renovação cutânea, proporcionando uma aparência homogênea e elástica a pele;
• Extrato de pérolas — Possui ação hidratante, protetora e de defesa cutânea. Ingrediente rico, é composto por 10% de proteína, 17 tipos de aminoácidos e oligoelementos (como magnésio, cobre, zinco, ferro e selênio). “A ação hidratante se dá porque o ativo retém a água na epiderme. Já no caso da ação protetora e de defesa, o extrato estimula a produção de colágeno e a produção de lipídeos intercelulares, o que impede a formação das enzimas responsáveis pela degradação de fibras elásticas”, explica.
• Pérola associada ao silício — Silpearl é um ativo que possui 16 micronutrientes da pérola vetorizada por silício orgânico, proporcionando restauração e luminosidade adequada, recuperando o equilíbrio hídrico da pele através da ação dos íons cálcio presente na sua composição e pelo seu poder nutritivo conferido pelos outros micronutrientes essenciais para homeostase da pele. Encontrado em farmácias de manipulação.
• Ametista — na cosmetologia, usada em pó ultrafino, cuja fórmula genérica possui sílica, dióxido de ferro, manganês, titânio, cálcio, magnésio e traços de cromo. Os oligoelementos conferem ação reestruturante e revigorante à pele.
• Ouro Coloidal — Mediador celular e estimulador de síntese de colágeno. Nesse ativo, há uma proteína nanoconjugada com partículas de ouro modificado, que apresenta um efeito notável sobre o aumento da síntese do colágeno, através da melhora da comunicação celular.
• Platina — também há um peptídeo nanoconjugado com partículas de platina no ativo. Ele é capaz de aumentar a síntese de proteínas da matriz extracelular.
• Diamante — nesse caso ligado ao silício em um nanoconjugado formado por microesferas de dióxido de silício e coberto com um agregado de diamantes e análogos de sirtuína-1; age aumentando a longevidade das células e apresenta resultados mais expressivos que o resveratrol.
• Rubi — usado de maneira micronizada, ajuda a regular a secreção sebácea
• Safira — rica no oligoelemento ferro, que catalisa reações intracelulares, agindo diretamente na produção de colágeno, fator importante no combate aos sinais do envelhecimento. Além disso, melhora a resistência da pele e protege das agressões externas.
Veja alguns dermocosméticos que possuem ativos luxuosos em sua formulação:
• USK Precious Elixir Infusion Pearl & Caviar, da Under Skin (SAC: 0800-7289700), confere elasticidade, tonicidade, hidratação e luminosidade à pele. O alto teor de proteínas, vitaminas e aminoácidos provenientes dos extratos de pérola e caviar ativa novas células da pele, reduzindo gradativamente a formação de rugas. Também possui Fator de Crescimento Epidermal com ação de reparo tecidual, preenchedora e despigmentante.
• USK Precious Elixir Infusion Colloidal Gold, da Under Skin (SAC: 0800-7289700), tem ação antioxidante e o ouro remineraliza as camadas da pele e estimula a síntese de proteínas estruturais como colágeno e elastina. O peptídeo nanoconjugado com partículas de ouro coloidal modificadas revitaliza e uniformiza a textura da pele. O produto conta com associação de oligoelementos essenciais ao metabolismo celular e Fator de Crescimento Fibroblástico básico com ação preenchedora e de cicatrização.
• U SK Precious Elixir Infusion Platinum, da Under Skin (SAC: 0800-7289700), conta com as propriedades especiais da Platina Coloidal. O produto restaura a barreira cutânea por ser capaz de aumentar a espessura epitelial e diminuir a degradação da matriz celular dermo-epidérmica. O peptídeo de enzimas nanoconjugado com platina intensifica a produção de proteínas estruturais, hidrata e protege contra o estresse ambiental, conferindo vitalidade e proteção e, em associação com os outros ativos, promove rejuvenescimento.
• USK Precious Elixir Infusion Diamond, da Under Skin (SAC: 0800-7289700), promove a regeneração e reconstrução das estruturas da pele. O produto previne a perda da elasticidade e melhora a uniformidade e textura epitelial. As microesferas de Dióxido de Silício cobertas com diamantes são análogas de sirtuína-1, agindo no aumento da longevidade das células e apresentando resultados mais expressivos que o resveratrol. O diamante nanoconjugado também potencializa a síntese de proteínas de sustentação. Tem Fator de Crescimento TGF-b3, agindo no crescimento, diferenciação e proliferação celular.
Fonte: Dr. Jardis Volpe, dermatologista; Diretor Clínico da Clínica Volpe (São Paulo).



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336