Espiritualidade, fonte de inspiração para cosméticos

Conquistando cada vez mais espaço nos últimos anos, o poder das pedras é novamente a tendência da vez, alimentada pela busca de vitalidade, bem-estar e plenitude.
Essa busca vai muito além da noção de bem-estar físico ou psíquico.

Em oposição à agitação incessante e ao desempenho a qualquer preço, uma atitude diferente em relação ao tempo e uma nova arte de viver a beleza estão emergindo para curar o corpo e o espírito. –

Sem dúvida, a tendência se intensificou por ter encontrado na sociedade hiperconectada um terreno fértil, onde prosperam a necessidade de se desligar dos elementos físicos do ambiente que nos cerca e o desejo de se reconectar a si mesmo. O movimento envolve duas fases: desconectar para reconectar. Outros setores também foram afetados pelo fenômeno, como a indústria de viagens (que registra crescente interesse por destinos longe de tudo), a busca de exercícios para corpo e mente e a expansão da prática de ioga e meditação.

CULTIVAR A ESPIRITUALIDADE E CENTRAR-SE EM SI MESMO: A NOVA BUSCA URBANA

A noção de espiritualidade vem manifestamente ganhando terreno, tendo como ponto de partida principal a costa oeste dos Estados Unidos, região onde as pessoas são mais abertas a tudo o que seja “zen” e onde as práticas espirituais e a meditação estão amplamente representadas. Mas não se iludam: a tendência se espalhou por todo o território americano, conquistando em particular as grandes cidades. Um exemplo eloquente é o “ônibus da meditação”, que recebeu o nome de Be Time e circula por Nova York acolhendo o público para sessões de relaxamento no intervalo do almoço. A meditação inspira também o varejo: a marca Philosophy oferece sessões de meditação em realidade virtual na sua nova loja WellBeing (Nova Jersey)

 

; a Sundays organiza sessões de manicure + meditação; e a Lululemon lançou o Mindful Podcast, que reúne vídeos para uma maratona de sete dias de meditação.

Na Califórnia, não só o ritual de cuidados como também muitas reuniões começam geralmente com exercícios para que os participantes possam se centrar em si mesmos e ganhar mais concentração. O objetivo é aumentar a produtividade no trabalho e promover o bem-estar dos profissionais. Não raro, velas e cristais são estrategicamente posicionados em cômodos e salas para mobilizar o máximo de energia positiva. Os mais corajosos não hesitam em se levantar às 5 horas da manhã para assistir a aulas de “ioga com vista panorâmica” na cobertura dos arranha-céus da cidade.

UMA NOVA ARTE DE VIVER INSPIRA A BELEZA

Em oposição à agitação incessante e ao desempenho a qualquer preço, uma atitude diferente em relação ao tempo e uma nova arte de viver a beleza estão emergindo para curar o corpo e o espírito. Os professores de ioga se tornaram os gurus da modernidade, e em seus espaços de trabalho veem-se não somente acessórios zen como também produtos cosméticos. Entre eles, ferramentas inéditas como rollers faciais em jade que colocam o poder das pedras diretamente em contato com o rosto. A marca Herbivore, por exemplo, criou o Facial Roller em jade, enquanto a Skin Gym lançou o Crystal Facial Workout.

Em alguns produtos, os cristais estão presentes na própria fórmula, como o Crystal Aura, da Hannes Dottir, com pó de cristais e extratos marinhos da Islândia que, misturados com água, formam uma máscara facial. Outro bom exemplo é a linha de cuidados e maquiagem “Crystal”, da Pacifica, com alto teor de pedras preciosas.

Por fim, a nova marca Aquarian Soul transforma a beleza em arte de viver good vibes com um verdadeiro ritual de pedras, oferecendo roll-ons em jade e em ametista, um óleo corporal enriquecido com quartzo cor-de-rosa e um bálsamo à base de pedra da lua, além de fumigação sagrada de buquês de plantas a incensar.

BOAS VIBRAÇÕES COMO TENDÊNCIA

A busca por procedimentos exclusivamente good vibes parece ter chegado para ficar. A próxima atração pode ser o CBD, ou canabidiol, ingrediente extraído da Cannabis (maconha não alucinógena) que proporciona bem-estar e serenidade, além de aliviar a sensação de dor.

Observada em cuidados da pele e produtos de maquiagem, essa tendência oferece uma nova visão do relaxamento da pele, que a agência Cosmetics Inspiration & Creation apresenta em seu mais recente dossiê Freedom Beauty — Inspiration from the USA.

(Tradução: Maria Marques) 



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