Exercícios bons e ruins para as varizes

Varizes são comumente associadas ao sedentarismo, gravidez, histórico familiar e excesso de peso. E é claro que se exercitar regularmente é útil na prevenção das varizes, mas e se você já tiver? Enquanto alguns exercícios são úteis, outros podem não ser benéficos e podem até fazer com que elas piorem. Dra. Aline Lamaita, cirurgiã vascular e angiologista e membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular aponta os maus e os bons exercícios para evitar as varizes.

Os Piores:

-Exercícios de corrida ou alto impacto podem piorar e agravar o inchaço das varizes. Experimente correr na grama ou numa superfície mais suave como uma pista sintética para reduzir o estresse nas articulações e nos pés. Se possível, use meias de compressão enquanto você corre.

-O halterofilismo pode aumentar a pressão abdominal e o estresse durante o exercício pesado pode reduzir o fluxo de sangue das pernas retornando ao coração. O sangue pode então se acumular e aumentar a pressão nas veias da perna levando a uma dilatação com possíveis danos às delicadas veias.

-Se você levanta peso, considere repetições maiores com menos peso.

-Experimente e faça exercício com as pernas no mesmo nível ou acima do seu coração. -Não segure a respiração ao levantar; exale ao levantar e inale ao baixar os pesos.

-Levantamentos e agachamentos também podem incluir risco de varizes.

-O aumento da pressão abdominal durante estes exercícios pode aumentar a pressão nas veias da perna e contribuir para o aumento da varicela.

Os melhores:

-Caminhada – O único exercício para circulação de baixo impacto, que irá mantê-lo apto enquanto alonga e fortalece os músculos da panturrilha. Isso ajudará a extrair sangue das veias e melhorar o retorno do sangue ao coração. Defina uma meta para caminhar 30 minutos por dia, pelo menos cinco dias por semana. Vá mais longe ao fazer compras para que você possa caminhar um pouco mais. Suas veias agradecerão por isso.

-Ciclismo ou spinning – Estes exercícios também trabalham os músculos da panturrilha e melhoram o fluxo nas veias da perna sem colocar muito estresse nos ossos e articulações.

-Natação – Uma excelente atividade para varizes porque as pernas são horizontais, os músculos estão se exercitando e a pressão externa da água na piscina pode até ajudar suas pernas.

E se eu não puder me exercitar por causa das minhas varizes?

-Gire os tornozelos e balance seus pés para frente e para trás no chão. Essa atividade simples aumentará o fluxo sanguíneo nas veias e reduzirá o risco de coagulação. É especialmente útil quando está obrigado a ficar sentado por longos períodos de tempo ou em um avião.

-Use meias de compressão. A pressão externa nas pernas reduz o acúmulo de sangue nas veias. Elas são geralmente suficientes e também são benéficas durante períodos prolongados e durante a gravidez.

-Limite o uso de salto muito alto tanto quanto possível. A posição dos pés nos calcanhares reduz a atividade muscular da panturrilha e prejudica o fluxo do sangue.

-Livre-se do excesso de quilos. O peso extra coloca pressão adicional nas veias, aumentando o tamanho e os sintomas das varizes. Em resumo, quem já tem varizes pode muitas vezes melhorar os sintomas e reduzir a probabilidade de piorar com alguns passos simples.

  • Fique ativo. Comece um programa de exercícios de baixo impacto (como andar ou nadar) e perca alguns quilos. Trabalhe os músculos da perna ocasionalmente quando estiver sentado ou parado e usando meias de compressão quando você puder. “Se os sintomas persistirem, procure um médico, ele é o mais indicado para tratar o problema”, finaliza Dra. Aline.

 

Fonte: Dra. Aline Lamaita é formada pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, Membro da Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular, da Sociedade Brasileira de Laser em Medicina e Cirurgia e do American College of Phlebology. A médica possui título de especialista em Cirurgia Vascular pela Associação Médica Brasileira / Conselho Federal de Medicina.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336