CrossFit: por que as famosas adoram essa aula!

shutterstock_174940388O CrossFit é o novo sucesso em modalidade de exercícios nas academias. Conheça essa atividade que está conquistando muita gente, inclusive famosos da TV
Quer suar a camisa, trabalhar o corpo integralmente e ver resultados rápidos? Faça uma aula de CrossFit. Atrizes como Giovanna Antonelli, Bruna Marquezine, Nanda Costa (que perdeu 5kg para a novela “Império”, na Globo) e Helena Ranaldi aprovaram a modalidade. Trata-se de um programa com atividades de força e condicionamento físico, que utiliza movimentos funcionais, constantemente variados e em alta intensidade. Como exercícios funcionais entenda-se aqueles gestos comuns, utilizados no dia a dia, como correr, sentar, levantar. Na prática do CrossFit desenvolve-se melhor essas atividades, trabalhando-se os 10 domínios de capacidade física: resistência cardiovascular, muscular, força, flexibilidade, potência, velocidade, coordenação, agilidade, equilíbrio e precisão.
A modalidade surgiu inspirada no treinamento físico das academias de polícia, de grupos especiais das forças armadas de alguns países como Estados Unidos e Canadá e, ainda, de lutadores de M.M.A (Mixed Martial Arts). Mas isso não significa que pessoas de qualquer idade e em estágios iniciais de prática de exercícios físicos sejam proibidos de fazer. O CrossFit é uma atividade inclusiva, permitida à idosos, grávidas, pessoas com diabetes e cardiopatias, pois o professor tem a possibilidade de personalizar cada programa. A academia exige a liberação de um médico, que solicitará os exames especificos e indicará as limitações, intensidades permitidas etc.
Como funciona o treino

Nada mais estimulante que um treino de CrossFit. Por ser diferente a cada dia, fica longe de cair na monotonia. A ideia não é simplesmente deixar o corpo mais forte ou perder peso. “O aluno aprende a fazer os exercícios bem feitos e só então o professor aumenta a intensidade. A partir daí os resultados aparecem muito rapidamente”, explica o professor Diogo Gomes, headcoach da Companhia Athlética, no Rio de Janeiro. A aula tem duração de 60 minutos e é divida em cinco blocos: mobilidade, aquecimento, skill (o professor ensinshutterstock_50721223a os movimentos e a técnica), força (trabalho com carga) e wod (work out of the day). Essa parte é o momento principal, quando se utiliza tudo o que se aprendeu na aula, mas com intensidade muito alta, por isso dura de 8 a 15 minutos.
O gasto calórico total por aula dependerá do condicionamento da pessoa, mas pode-se falar entre 300 e 600 calorias. O ideal é que o aluno inicie numa progressão normal, com duas vezes na primeira semana, três na outra, até ter condição de fazer todos os dias. Os exercícios dependerão do tipo de treino. Se a aula tiver uma característica mais aeróbia, os movimentos usarão corda, remo, corrida e salto em sequência.
Se o professor determinar um dia mais voltado para levantamentos olímpicos, então haverá agachamento, arremesso e ainda os exercícios acessórios para desenvolvimento dessas habilidades. “Para levantar uma barra acima da cabeça, é fundamental ter a região central do corpo fortalecida, então deve ser trabalhado o transverso de abdômen, a extensão de tronco e a lombar, para dar condições de execução dos movimentos”, diz Diego.
O local para a prática do CrossFit é bastante lúdico, com cordas penduradas, argolas e barras. Usam-se ainda anilhas e barras de levantamento olímpico, kettlebell (bola de ferro fundido com alça), corda de escalar, medicine ball (bolas grandes), remo ergômetro, que ficam dispostos pela sala. O espaço é chamado de box e pode ser na rua, numa área industrial (como ocorre nos EUA) ou em academia. Nesse caso, uma sala bem ampla é reservada, com pé direito alto, que permita todo o aparato e liberdade para os movimentos.
4 dicas antes de começar:

  • Respeite seus limites.
  • Deixe seu ego do lado de fora. A vaidade faz querer competir com o outro, ultrapassar limites sem condições, o que não é estimulado.
  • Respeite seu professor, porque é ele quem poderá dizer o que você consegue ou pode fazer.
  • Divirta-se. A atividade é motivante.

Vantagens de aderir ao treinamento:

  • Sem monotonia.
  • Aula em grupo, com música e muita concentração.
  • Funciona como uma válvula de escape para o estresse e a correria do dia a dia.
  • Extravasa energias contidas (você pula, joga coisas na parede, faz exercícios em dupla).
  • O resultado estético e os benefícios para a saúde são excelentes.


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