Como acertar na maquiagem nos dias quentes

Dermatologista e maquiadora explicam a importância da preparação e hidratação da pele e os produtos indicados para uma make duradoura

Manter a make nos dias mais quentes é um grande desafio para a maioria das mulheres. O calor e o suor podem derreter a maquiagem e deixar a pele com aspecto oleoso durante o decorrer do dia. Para evitar que isso aconteça, é preciso que haja uma preparação adequada para a absorção dos produtos, e claro, alguns truques de beleza para garantir uma produção mais duradoura.

A preparação da pele é fundamental nesse período mais quente. Segundo a dermatologista Fernanda Seabra, da Aliança Instituto de Oncologia, o primeiro passo é deixá-la livre de impurezas. “Primeiro, lave o rosto fazendo movimentos circulares com o sabonete próprio para seu tipo de pele, indicado por um especialista. Depois de secar, aplique um tônico facial, que ajuda a remover os resíduos. Após a limpeza, a pele deve ser hidratada, e isso vale para tanto as secas como as oleosas. A verdade é que toda pele precisa de hidratação, com uma boa hidratação, esta estará protegida e a maquiagem será mais facilmente aplicada”, esclarece Seabra.

 

Outro ponto importante é a hidratação com cremes adequados para cada tipo de pele. “Os cremes mais densos são indicados para peles mais secas, pois são ricos em matérias-primas oclusivas (são mais oleosos, formam um filme oclusivo sobre a pele, impedindo a água de evaporar). Já os cremes mais fluidos são indicados, principalmente, para pele normal a oleosa, são ricos em matérias-primas umectantes (retiram água do ar, atraindo-a para a pele, além de “puxar” água da profundidade da pele, atraindo-a para as camadas mais superficiais da pele, hidratando-a), orienta a dermatologista.

 

Para os dias muito abafados, a naturalidade da pele prevalece. A maquiadora oficial da Gads Brasil, Patricia Rosa, indica o uso de uma quantidade pequena de base durante a exposição ao sol e/ao calor como essencial. “A cobertura deve ser leve com um pincel duo fiber para dar toques de uniformização da pele, mas sem carregar no produto”, pontua.

Quando se tem evento à noite, o ideal é refazer a maquiagem nos dias mais quentes. “Claro, que existem peles que transpiram mais e outras menos, mas o ideal é fazer novamente todo o processo da maquiagem para que ela fique mais bonita. Quando não há muito tempo para a produção, o ideal é dar batidinhas de leve com pó translúcido ou compacto na zona T, de acordo com a necessidade de cada pele”, afirma Rosa.

Três segredos para uma make duradoura:

Pele limpa

O primeiro passo é manter a pele limpa!  Lavar o rosto com um sabão adequado para cada tipo de pele é essencial. Recomendo o uso da água termal, um spray rico em minerais que, borrifado após a limpeza da pele, ajuda na durabilidade da produção. Antes de dormir, também é indicada, pois hidrata e refresca a cútis.

Hidratação

Manter a pele hidratada é o segundo passo para segurar a maquiagem. Hidratação não tem nada a ver com oleosidade e nos dias mais quentes vale investir em um hidratante oil-free, que além de ter rápida absorção ajuda a controlar a oleosidade durante o dia.

Primer

O primer tem função importante na fixação da maquiagem. Nos dias com muito sol e calor, é melhor preferir os primers com efeito matificante, que disfarçam o brilho na pele.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336