Ativos para fazer o bronzeado durar mais tempo na pele

Não tem jeito, a brasileira adora “pegar uma cor” e, por isso, abusa da exposição solar na praia. Porém, como a incidência do calor vai diminuindo após o verão, alguns cremes podem ajudar àquelas que querem manter o bronzeado, pontua o consultor e pesquisador em Cosmetologia Lucas Portilho, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma.

De acordo com o especialista, os pigmentos que proporcionam coloração à pele são a melanina, o caroteno e a hemoglobina. “A melanina é o pigmento predominante e responsável pela coloração escura quando ficamos bronzeados. O caroteno deixa a pele amarelo-alaranjada e pode aumentar conforme ingerimos carotenoides encontrados em alimentos, como cenoura, ou em cápsulas. A hemoglobina é aquele pigmento predominante em pessoas com olheiras, e é causado pelo extravasamento de sangue, quando levamos uma pancada ou em pessoas com pré-disposição a olheiras”, explica.

Prolongando o bronzeamento — Como a melanina é o principal pigmento que proporciona o bronzeamento, Lucas explica que não faz sentido usar carotenoides para ativar a melanina. “A produção da melanina não depende dos carotenóides. Na verdade, a melanina é produzida por células específicas, chamadas de melanócitos. Essas células produzem a melanina e as injetam nas camadas inferiores da pele. Conforme a pele vai renovando, as células vão descamando e, junto com elas, vai a melanina”, conta o especialista.

Por isso, para prolongar o bronzeamento, o farmacêutico diz que é necessário fazer com que as células demorem mais para descamar. “Temos ativos que contribuem para isso, como o Decelerine e Psoralight. Eles conseguem retardar a renovação celular e, portanto, a melanina fica mais tempo na pele e o bronzeado também”, sugere.

Esses ativos, de acordo com o especialista, devem sempre ser adicionados em fórmulas hidratantes que ajudam a manter a pele mais hidratada e com as células mais coesas, resultando em um microrrelevo da pele mais uniforme e com aspecto mais jovem.

FONTE: Lucas Portilho – Consultor e pesquisador em Cosmetologia, farmacêutico e diretor científico da Consulfarma e Pesquisador em Fotoproteção na Unicamp. Especialista em formulações dermocosméticas e em filtros solares. Diretor das Pós-Graduações do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional, Hi Nutrition Educacional e Departamento de Desenvolvimento de Novas fórmulas. Atuou como Coordenador de Desenvolvimento de produtos na Natura Cosméticos e como gerente de P&D na AdaTina Cosméticos. Possui 17 anos de experiência na área farmacêutica e cosmética. Professor e Coordenador dos cursos de Pós-Graduação com MBA do Instituto de Cosmetologia e Ciências da Pele Educacional. Coordena Estágios Internacionais em Desenvolvimento de Cosméticos na Itália, França, Mônaco e Espanha. Atua em desenvolvimento de formulações para mercado Brasileiro, Europeu e América Latina.



WordPress Video Lightbox
ENTRE EM CONTATO.
FALE CONOSCO OU ENVIE SUA MENSAGEM AGORA MESMO.
AQUI, NO SITE BELEZA TODAY, ESTAMOS SEMPRE PRONTOS A ATENDER A SUA SOLICITAÇÃO!


comercial@belezatoday.com.br | tel.: (+55 21) 2284-4336